terça-feira, 28 de maio de 2013

DDS - Inpeções antes do uso de Maçaricos



Considerações importantes devem ser praticadas antes do uso de equipamentos Oxi-Combustiveis:
- Certifique-se do bom estado de conservação dos equipamentos a serem utilizados;
- Observe se há vazamentos nas mangueiras, reguladores, e no maçarico. NUNCA OPERE O EQUIPAMENTO COM VAZAMENTO.
- Verifique se há contaminação dos quipamentos por graxa, óleo ou outros derivados de petróleo. Descontamine antes de liberar o fluxo de gases nos reguladores. O OXIGÊNIO QUANDO EM CONTATO COM ESTES DERIVADOS, PROPORCIONA COMBUSTÃO ESPÔNTANEA.
- Desenrole a mangueira a ponto de permitir a mobilidade na operação. NÃO PERMITA QUE A MESMA DOBRE DURANTE O USO.
-  Certifique-se da presença de válvulas corta fogo nos reguladores e nos maçaricos. NÃO OPERE EQUIPAMENTOS SEM ESTES DISPOSITIVOS DE SEGUANÇA, QUE SÃO OBRIGATÓRIOS CONFORME NR-18.
- Verifique o estado do bico de corte. Caso esteja com respingo de metal na extremidade, faça a desobstrução dos furos com um agulheiro adequado, "nunca com arame". SUBSTITUA O BICO SE ESTIVER AMASSADO OU OBSTRUIDO DEFINITIVAMENTE.
- Antes de iniciar a operação, confirme a espeçura da peça a ser cortada e qual é o bico recomendado para tal operação, conforme a tabela do fabricante.
- Ao identificar o bico de corte, verifique se o maçarico e o bico possuem o mesmo padrão. (Caso contrário, o assentamento do bico na cabeça do maçarico é imperfeito, o bico fica folgado). "Utilize sempre o bico no padrão correto". NUNCA INSISTA EM AJUSTAR O BICO APLICANDO MAIS FORÇA NA PORCA DE FIXAÇÃO, ESTA OPERAÇÃO CAUSA DANOS IRREVERSÍVEIS AO EQUIPAMENTO.
- O ajuste entre o bico e a cabeça do maçarico dispensa o uso de "vedantes" como fita teflon, entre outros. CASO HAJA VAZAMENTO, NÃO USE O EQUIPAMENTO, CORRIJA-O ANTES DE ACENDER O MAÇARICO.
- Regule as pressões de oxigênio e gás dentro das faixas recomendadas pela tabela do fabricante para cada tipo e modelo de bico de corte.
- Ao perceber perda de pressão durante o uso do maçarico, verifique se há obstrução nas válvulas corta fogo. Para isto basta verificar a vazão dos gases no maçarico sem as válvulas e sem acendê-lo, se houver obstrução substitua a válvula, "não opere sem ela!". A VÁLVULA SUBSTITUÍDA DEVE SER DESCARTADA.
- Caso algum regulador apresente defeito nos manômetros, substitua-o antes de iniciar o uso do maçarico. DESPRESSURIZADO, O MANÔMETRO DEVE INDICAR PRESSÃO ZERO!
- Em caso de retrocesso de chama, "engolir fogo", reduza de forma gradativa os gases e em seguida feche o oxigênio e depois o gás combustível. IDENTIFIQUE E CORRIJA A CAUSA DO RETROCESSO ANTES DE REINICIAR O TRABALHO.
- Se após o retrocesso o maçarico apresentar passagem direta de gás combustível ou oxigênio, "não reinicie a operação". ENCAMINHE O MAÇARICO PARA UMA INSPEÇÃO MINUCIOSA NA MANUTENÇÃO OU ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
- Muitos acidentes são causados pela "falta de atenção" e itens básicos de utilização, geralmente induzidos pela "pressa" em reiniciar o trabalho.
- Realize sempre uma inspeção antes de iniciar uma operação ou após um retricesso de chama.
- Lembre-se! Sua SEGURANÇA vale mais do que qualquer tempo gasto em uma breve inspeção!
fonte: Dicas Operacionais de Equipamentos Oxi-Combustíveis- CONDOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário